Olá!
Mais uma dica... fiz este avental com velcro para realizar atividades com meus alunos com deficiências múltiplas, PC e qualquer outro conforme o objetivo.
Tem várias figuras com as palavras do mesmo campo semântico. Podemos trabalhar vários temas, dependendo da atividade, currículo ou proposta a ser elaborada.
Este é um espaço de trocas de experiências dentro da educação, que inclue e permite que todos sejam especiais.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
domingo, 30 de outubro de 2011
Atividades - site muito útil
Gosto muito de utilizar este site com todos os meus alunos, principalmente com minha aluna com deficiência auditiva, pois tem algumas atividades com libras.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=libras
Faço uma sequência na sala: Fazemos o alfabeto com as mãos e lábios, depois escrevemos nossos nomes, peço para ela continuar a sequência escrevendo com as mãos os nomes das pessoas de sua família com minha ajuda. Depois fazemos no site as atividades: Alfabeto I, Alfabeto II e Alfabeto III.
Parece mais com um exercício de fixação, mas é muito prático para ajudá-la a escrever em todas as outras atividades, pois algumas letras ela não consegue fazer nenhuma associação pela falta da audição. Além de ser interativo e muito estimulante, todos aprendem brincando.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Dia emocionante, para começar bem a semana!
Hoje tive um dia cansativo, mas é um dia que espero muito no ano letivo. O dia das Paraolímpiadas Municipais aqui em SP. No ano passado participei e queria levar um monte de aluno neste ano, mas infelizmente o tempo - físico (chuva, frio) e da correria da escola - não permitiu que eu levasse mais que quatro alunos. Tudo bem! Não deixou de ser maravilhoso... ver a felicidade dos meus alunos e de todas as crianças que tinha lá! A alegria de estar participando do esporte em locais de atletismo e com os professores dedicados que realmente amam ensinar. Isto tudo me faz acreditar cada vez mais no meu trabalho, me fortifica em ter esperança de que tudo pode ser muito melhor! E quem tem esperança, tem o porquê de continuar lutando!
À noite, no bate-papo do curso tive palavras emocionantes e motivadoras das colegas que, como eu, trabalham para que seus alunos avancem, e sim! trabalho motivador, incentivador, que me realiza a cada dia, que não me faz desisitir!
Sábado passado tivemos nosso dia de homenagem, tímido porque não estavamos trabalhando, mas dia dos professores é todo o dia, porque todos os dias os professores mergulham em sua profissão, pensam nos seus alunos, mesmo que no final de semana, pensamos em que poderemos fazer, como poderemos fazer e nos preparamos para reiniciarmos a semana para eles. Abraços aos meus amigos professores!
domingo, 16 de outubro de 2011
Palestra da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo
Em junho deste ano nossa escola teve o privilégio de receber a Palestra da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que trouxe aos nossos alunos os direitos das pessoas com deficiência, para que todos pudessem levar à sua família, amigos e o que podem fazer, mesmo não tendo deficiência, dentro de nossa sociedade.
Foi um dia muito dinâmico e diferente para as crianças e adultos, durante todo o dia tivemos os eventos que foram divididos em faixas etárias, para que os palestrantes falassem a língua das crianças. Teve brincadeiras, dicas de libras e no final todos brincavam com o cão guia: o Mac.
As palestras foram conduzidas pelo Dr. Daniel de Moraes Monteiro, que é advogado e consultor da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Servidor da Advocacia Geral da União e o Profº Roque Cruz, diretor técnico da Sec. dos Dir. das Pessoas com Deficiência.
Todos os alunos participaram e gostaram do dia diferente e os professores elogiaram muito, levando a equipe para outras escolas que lecionam.
A escola
Eu sou professora de uma escola municipal de São Paulo, a EMEF Profª Maria Helena Faria Lima, que atende no ensino regular alunos do 1º ao 9º ano e da EJA. Temos aulas nos três períodos do dia, manhã, tarde e noite. E eu dou aula na SAAI (Sala de Apoio e Atendimento à Inclusão), que é uma sala dentro de nossa escola, que atende os alunos com qualquer deficiência, transtornos e superdotação/altas habilidades, no contraturno de sua aula regular. Também recebo alunos das escolas do entorno, que também são das escolas de Educação Infantil.
Sou responsável pela formação dos professores de nossa escola sobre inclusão e dou apoio e adaptações para sala regular. As vezes levamos profissionais de outras instituições e promovemos eventos para os alunos, professores e comunidade.
Na foto acima temos um cantinho da nossa sala, que é um dos preferidos dos alunos.
Um primeiro olá...
Saudações amigos da educação!
Aqui postarei algumas atividades e novidades relevantes ao tema educação especial e principalmente inclusiva,dentro dos mais diversos enfoques.
Para começar posto um vídeo que foi lançado pela MTV, depois da polêmica época da utilização da palavra Autismo de modo pejorativo. Este clipe tem uma música da cantora Fantine Tho com uma letra muito significante e também traz pequenos depoimentos de famílias com filhos autistas.
Aqui postarei algumas atividades e novidades relevantes ao tema educação especial e principalmente inclusiva,dentro dos mais diversos enfoques.
Para começar posto um vídeo que foi lançado pela MTV, depois da polêmica época da utilização da palavra Autismo de modo pejorativo. Este clipe tem uma música da cantora Fantine Tho com uma letra muito significante e também traz pequenos depoimentos de famílias com filhos autistas.
Assinar:
Comentários (Atom)


